Com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), o Brasil se insere no estudo climático do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Um estudo da maior importância, porque a cada dia aparecem novas evidências de que as mudanças climáticas associadas à ação humana estão em curso. O estudo também preenche grandes lacunas. Por exemplo, como as mudanças climáticas estão afetando o Atlântico? Como estão interferindo no processo de erosão das nossas praias? O estudo tem ainda a missão de alertar para problemas gravíssimos que podemos enfrentar. Como exemplo, a previsão de aumento de 4ºC na temperatura da Caatinga, o que vai acelerar as áreas de desertificação. Em Minas Gerais, as regiões norte e Vale do Jequitinhonha, serão as áreas mais afetadas.

Temos consequências também para a agricultura, afinal esse impacto causa grandes danos ao setor. Novamente, o meu estado, Minas Gerais pode ser afetado, especialmente, na cultura do café, afetada de maneira muito expressiva pelas mudanças climáticas.

E temos ainda outro perigo, justamente o de que essas mudanças climáticas acentuem as desigualdades. Nós temos visto nas últimas grandes catástrofes climáticas, inclusive no Brasil, que as áreas mais afetadas foram àquelas habitadas pela população mais pobre.

Portanto, é preciso uma ação firme por parte de todos os governos, mas é preciso, principalmente, despertar a nossa consciência ambiental para a importância da preservação e da mudança de hábitos de consumo.

Esse alerta deve ser feito agora e deve ser trabalhado. Deve haver incentivo inclusive para nossos estudantes, para que as próximas gerações encontrem um futuro melhor e não se deparem com esses desafios que estamos atravessando.

Com relação ao café, quero chamar mais uma vez a atenção para a Semana Internacional do Café, encontro que está sendo realizado em Minas Gerais e é sucesso absoluto. Ressalto que é a primeira vez que a reunião da Organização Internacional do Café é realizada fora de Londres.

Parabéns ao Governador Antonio Anastasia e ao Secretário de Agricultura, Elmiro do Nascimento.

Muito obrigado.

Leia o discurso no site da Câmara dos Deputados

Ouça aqui.