FHC toma posse na Academia Brasileira de Letras e Petrobras é prejudicada por má gestão
Quero registrar com muita alegria que tomou posse na Academia Brasileira de Letras o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Trata-se do terceiro ex-presidente a ser empossado naquela Casa. Getúlio Vargas e José Sarney, já ocuparam as cadeiras da Academia.
Fernando Henrique tem uma grande obra como intelectual e como professor e, ultimamente, tem se dedicado à análise do Brasil contemporâneo, dos temas que interessam ao nosso país e a nossa sociedade. Para nós do PSDB, é um grande orgulho, motivo de muita satisfação mais essa vitória do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
No seu discurso de posse — aliás, a posse mais concorrida dos últimos tempos —, Fernando Henrique se lembrou da importância da sociedade brasileira e da importância também de nós não enxergarmos apenas as elites. Ao contrário, valorizarmos a pluralidade da nossa sociedade, inclusive os mais humildes especialmente eles, e também reforçar as nossas instituições.
Neste momento, quero aqui fazer um parêntese e falar mais uma vez, chamar a atenção para os equívocos do atual do governo, que está solapando instituições importantes da nossa história.
Começo referindo-me à PETROBRAS, grande patrimônio dos brasileiros, que agora foi vítima de um lamentável episódio de espionagem pelo Governo americano. Nós todos temos que nos unir contra esse episódio, mas também é necessário que toda a sociedade esteja unida para denunciar os desmandos do governo do PT naquela instituição, na PETROBRAS.
O governo do PT foi nefasto para a PETROBRAS. Negócios escusos pululam naquela empresa que antes era motivo de orgulho para o povo brasileiro. Por exemplo, o escândalo da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Enfim, a PETROBRAS tem sido vítima dos desmandos do governo do PT e com isso quem sofre é a população brasileira. O governo está inerte, não toma posições, e os escândalos se sucedem às mãos cheias no governo do PT. Agora mesmo no Ministério do Trabalho estamos vendo a atuação da Polícia Federal. É este o legado da presidente Dilma para todos os brasileiros, um legado repleto de escândalos, repleto de má gestão, como, por exemplo, na política energética.
Quero aqui, mais uma vez, lamentar este último apagão que nós tivemos de energia no Nordeste. E lembrar também, que ele não foi o único. Aliás, ele foi o décimo de uma série do governo da presidente Dilma, que já foi Ministra de Minas e Energia e tinha por obrigação zelar pelo nosso sistema energético, mas não faz isso, tem dado, por exemplo, prioridade aos investimentos nas usinas térmicas, poluentes e mais caras.
Na parte da energia renovável, das usinas eólicas, nós temos um parque já montado no Nordeste, mas não temos linhas de transmissão por falta de investimento do Governo Federal, que infelizmente não segue os exemplos do nosso estadista Fernando Henrique Cardoso. É lamentável que o Brasil se perca nesse descaminho do Governo do PT.
Leia o discurso no site da Câmara dos Deputados