O deputado federal Rodrigo de Castro preside, nesta quarta-feira (09/09), audiência pública na Comissão de Minas e Energia para debater políticas de incentivo à mini e microgeração distribuída de energia solar. A reunião atende a requerimento apresentado por Rodrigo de Castro e pelos deputados João Fernando Coutinho e José Stédile. Está marcada para às dez horas no auditório 14 do anexo 2 da Câmara dos Deputados.

São diversas razões que motivam a minha preocupação com a geração e distribuição de energia solar. Temos uma situação no Brasil de elevação das tarifas de energia, de grande demanda por eletricidade, especialmente no período da tarde durante o verão, além da necessidade de diversificarmos a matriz elétrica brasileira. Tudo isso sem falarmos no nosso elevado potencial para as energia renováveis, que são mais limpas e mais baratas do que outras formas de geração de energia”, explicou o deputado.

Rodrigo de Castro lembrou ainda que existe a necessidade de cumprimento das metas voluntárias do Brasil, que serão apresentadas no mês de dezembro, em Paris, na Conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

Entendo que o incentivo à geração distribuída de energia solar representa uma oportunidade de democratização da geração de eletricidade para a sociedade brasileira”, definiu

Participam da audiência pública representantes dos Ministérios de Minas e Energia e das Cidades, o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Nelson Colaferro, o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal, Jean Rodrigues Benevides, e o presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética do Ceará (COELCE), Mario Fernando de Melo Santos.