Deputado Rodrigo de Castro destaca avanço de São Domingo do Prata e Santa Bárbara no índice de transparência
Os municípios mineiros alcançaram uma significativa melhora no Ranking da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). Entre os principais destaques estão as cidades de São Domingos do Prata e Santa Bárbara, que saíram de 0,5 e 3,4, respectivamente, para a nota máxima, 10. Ao lado de Areado e Rio Doce, ocupam agora as primeiras colocações em Minas Gerais.
“Acho muito importante estimularmos as prefeituras a divulgar suas informações com total transparência para que a população possa acompanhar de perto tudo que acontece nas administrações municipais. Diante disso, parabenizo o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, e o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga, pelo excelente trabalho, reconhecido também pelo Ministério Público”, destacou.
Essa é a segunda avaliação divulgada pelo MPF. No primeiro levantamento, divulgado em dezembro de 2015, nenhum dos 853 municípios mineiros obteve nota máxima. Agora, a nota das prefeituras mineiras passou de 3,06 para 4,02.
O Ranking da Transparência avaliou 5.567 municípios, sendo que as 853 mineiras participaram do levantamento. A avaliação levou em conta a divulgação de itens como salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.
A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponível por meio do portalwww.rankingdatransparencia.mpf.mp.br. O principal objetivo do projeto é fiscalizar o cumprimento das leis de transparência pelos entes políticos e incentivar a publicidade na Administração Pública e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.