PSDB-Mulher inicia fortalecimento nas cidades
Brasília – O PSDB Mulher lança um projeto para fortalecimento de suas atividades em todos os municípios do país. O primeiro passo da iniciativa será dado na quarta-feira (25), em Palmas, com a abertura do secretariado municipal do núcleo feminino do partido na cidade. Depois da capital do Tocantins, outras cidades sediarão encontros semelhantes.
As capitais – além de Palmas, haverá eventos em Fortaleza, Teresina e outras – são consideradas centros de difusão dos ideais do PSDB Mulher. A expectativa é que a consolidação dos grupos nas principais cidades, aliada às ações dos secretariados estaduais, seja um estímulo para que o PSDB-Mulher esteja presente e atuante em todos os municípios do Brasil. Para o partido, a intensificação do trabalho do PSDB Mulher na esfera municipal se torna ainda mais vital em um ano como 2012, no qual serão realizadas eleições em todo o país para a escolha de prefeitos e vereadores.
“O PSDB considera que a atuação das mulheres na política não deve ser vista como algo acessório ou um simples anexo. É elemento vital da transformação que a política deve proporcionar a cada um dos brasileiros”, declarou o presidente nacional do partido, o deputado federal Sérgio Guerra (PE).
Ainda não estão definidas as datas dos lançamentos dos secretariados do PSDB Mulher em outras capitais. O núcleo é presidido pela ex-deputada federal Thelma de Oliveira (MT).
Ceci Cunha
O PSDB Mulher teve participação decisiva na mobilização que pediu o julgamento dos acusados da morte da deputada Ceci Cunha (AL) e de mais três pessoas. O crime, ocorrido em 1998, permaneceu sem solução por mais de 13 anos, até a realização do julgamento, concluído em janeiro de 2012. Os quatro acusados pela chacina foram condenados.
O braço feminino do partido realizou mobilizações, tanto em Alagoas quanto em outras regiões do Brasil, em que pedia o fim da impunidade. Em um destes atos, ocorrido em Brasília, as militantes espalharam cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios, para lembrar as quatro vítimas da chacina.
Encontro nacional
Em março, o PSDB Mulher promoverá um encontro nacional em Brasília, no qual é esperada a presença de cerca de 1.500 militantes. O evento incluirá atividades de mobilização, preparação para as eleições municipais e debates sobre temas ligados à causa feminina, como o empreendedorismo e o combate à violência doméstica.
O PSDB espera lançar, em 2012, 7 mil mulheres candidatas às prefeituras e câmaras municipais.