Minas Movimenta registra como a fé movimenta as pessoas

Religião não se faz apenas de templo e de culto. Faz-se de obras que tornam a fé mais viva, mais concreta e útil à sociedade. Interessado na valorização da cidadania, o Minas Movimenta foi, neste último fim de semana, a algumas igrejas e sedes de movimentos religiosos de Belo Horizonte para conhecer o trabalho que vem fazendo em prol da comunidade.

No bairro Sion, o programa foi à Igreja do Carmo e entrevistou o pároco frei Evaldo que falou sobre a ação pastoral de sua igreja. A Paróquia tem um Ambulatório Médico que atende a 2.500 pessoas por mês, das 7 da manhã às 7 da noite. Mantém, também, um serviço Odontológico que presta 260 atendimentos por mês e uma Farmácia que fornece medicamentos a mais de 200 pessoas por mês. Dispõe, ainda, de um Centro de Atendimento ao Desnutrido, que assiste cerca de 40 crianças e famílias.

Além disso, presta ajuda a duas Creches – uma na Vila Acaba Mundo (Creche Terra Nova) e outra no Morro do Papagaio (Creche Nossa Senhora do Carmo) – e a uma Escola Profissional com 9 cursos e 200 alunos por semestre;

Outros serviços da Igreja do Carmo prestados à comunidade: Catequese, Círculos Bíblicos, Encontro de Casais, Missas nos Prédios, Bênçãos de Residências, Cursos de Noivos, Captação e Distribuição de Bens Usados, Visitas aos Enfermos, Preparação para o Batismo e a Crisma, Clube de Mães, Bazar da Vovó, Equipe de Costura, Arte Culinária, Alfabetização de Adultos e Biblioteca.

O Minas Movimenta visitou também a Igreja Batista Central, no bairro Santo Antônio, que mantém seis casas de abrigo para crianças abandonadas ou em situação de risco, escola de música, salão de beleza e cursos profissionalizantes para quem só precisa de oportunidade.

O programa foi conhecer o trabalho da União Israelita de Belo Horizonte, cujos trabalhos assistenciais incluem doações de alimentos e ministração de cursos profissionalizantes a jovens carentes, além das significativas ajudas prestadas à Escola Municipal Anne Frank.

No bairro Prado, o Minas Movimenta falou com integrante do Movimento Hare Krishna, o jornalista Romero Carvalho, que falou sobre sua origem e expansão no mundo, introdução no Brasil e presença em Belo Horizonte e conheceu, em mais detalhes, o projeto mundial da entidade “Alimentos Para a Vida”, que consiste na preparação e distribuição de alimentos a moradores de rua. A preparação desses alimentos obedece a ritual com duração de duas horas, que foi acompanhado pela equipe do Minas Movimenta. Contando com cerca de 15 voluntários, esse trabalho vem sendo desenvolvido, em BH, há mais de 7 anos.

O Programa Minas Movimenta esteve ainda com os tarefeiros da Fraternidade Irmão Glacus que arrecadam e distribuem alimentos e roupas, oferecem atendimento médico e odontológico e amparo espiritual, resgatando a autoestima e esperança que dão sentido à vida das pessoas.

De acordo com Rodrigo de Castro, apresentador do programa, “as religiões são fomentadoras da solidariedade humana e, assim, importantes aliadas do Estado na construção da cidadania. Por isso, fomos conhecer de perto o trabalho de igrejas e movimentos religiosos.


Assista: