Eleições de 2012: PSDB planeja estratégia unificada
Fonte: PSDB
Brasília – O PSDB reuniu nesta quarta-feira (30), em Brasília, os pré-candidatos do partido às prefeituras de 74 cidades do Brasil. No encontro, partido e pré-candidatos definiram que será adotado um discurso unificado durante a corrida eleitoral: respeitadas as peculiaridades locais, os tucanos falarão de temas de repercussão nacional, como a incompetência demonstrada pelo PT em suas gestões, e as boas práticas empreendidas pela legenda no governo federal e nos estados e municípios que administra.
O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), afirmou que as cidades são polos eficazes para a distribuição dos ideais do partido. “A população confia e vota na legenda por conta da boa gestão que fazemos nos estados e municípios. Por isso temos que tratar as eleições municipais como prioridade”, reiterou. O PSDB planeja eleger mil prefeitos em 2012.
Para Guerra, o conflito das ideias e propostas de PT e PSDB será enfatizado durante a campanha. “Vamos mostrar à população o quanto as atitudes de cada gestão, no plano federal, ajudaram ou prejudicaram a população. Ressaltaremos que, por exemplo, o PT fez com que a Petrobras não fosse estatizada nem privatizada, e sim partidarizada”, disse.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) declarou que o PSDB discutirá, durante a campanha, a relação entre o governo federal e os estados e municípios. Na avaliação do parlamentar, a gestão petista concentrou mais recursos na mão da União – e o resultado é o declínio da qualidade dos serviços. “Em 2000, 46% de todo o dinheiro público investido em saúde provinha do governo federal. Em 2010, esta mesma quantia caiu para 30%. Isso não é correto. Prejudica a saúde, que é a principal reivindicação da população”, ressaltou.
Campanha
Pré-candidato à prefeitura de Vitória, o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas comentou que a campanha é o início da administração de um futuro gestor. “Se um candidato faz promessas impossíveis ou alianças fracas apenas para obter vantagens, será punido. A população saberá confrontar o discurso e a realidade. Por isso é inevitável que um bom candidato tome outro rumo, e saiba conversar com o eleitor”, enfatizou.
O deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP), que foi prefeito de São José dos Campos, no interior paulista, destacou também a relação entre uma boa gestão e a construção da cidadania. “Os desafios impostos pela urbanização pedem uma ação concreta por parte dos prefeitos”, observou.
O ator Odilon Wagner, presente no encontro, falou aos pré-candidatos sobre a importância de uma boa comunicação entre aqueles que disputarão as eleições e os eleitores. Na avaliação do ator, os integrantes do PSDB devem fugir do óbvio – “um candidato não pode chegar para o público e dizer que a saúde precisa de melhorias. Isso todos já sabem. É preciso expor a ideia com números, argumentos e uma história que seja convincente e que diga respeito à vida do cidadão.”
Assista: