Rodrigo de Castro e Dinis Pinheiro promovem seminário para os prefeitos no Sul Minas
Varginha, no Sul de Minas, sediou na última quinta-feira (5), mais uma edição do “Seminário Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios”. Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos e lideranças municipais, participaram do encontro organizado pelo secretário-geral do PSDB e deputado federal, Rodrigo de Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro. O evento contou com as presenças do vice-governador Alberto Pinto Coelho, além de deputados federais e estaduais.
O deputado Rodrigo de Castro disse que promover encontros com gestores municipais contribui para o desenvolvimento das cidades. “Esses seminários colaboram com a boa gestão e refletem em ações efetivas de melhorias na qualidade de vida da população”, afirmou. Ele comentou também sobre as dificuldades das prefeituras em todo o estado e reforçou que “o atual sistema de distribuição de recursos é um absurdo e que governo federal faz cortesia com o chapéu alheio”.
Durante o encontro, Alberto Pinto Coelho, vice-governador de Minas Gerais, destacou a importância de discutir gestão pública. “Nossos municípios são os grandes agentes de mudança, precisamos fazer o País avançar, mas para isso, a participação ativa dos gestores é fundamental. Daí a importância de um evento como este”, disse Alberto Pinto Coelho. O vice-governador, falou também sobre as dificuldades dos municípios mineiros na captação de recursos junto à União.
Na mesma linha do deputado Rodrigo de Castro, o prefeito de Varginha, Antônio Silva, afirmou que “o formato de distribuição de impostos é injusto, já que a maior parte dos recursos fica concentrada com governo federal. Aqui na cidade, que os problemas acontecem e, sem recursos, não dá para colocar em prática projetos que melhorem a vida do cidadão”, ressaltou o prefeito.
Já o presidente eleito da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, disse que os municípios são tratados como indigentes da federação: “Os recursos ficam todos em Brasília, como se todos os brasileiros morassem lá”. Andrada defende a realização de eventos como o Seminário Gestor Municipal. Para ele, abrir a discussão sobre a realidade dos municípios e os desafios enfrentados pelos gestores em todo o estado, já é um passo para avançar.
Os Seminários que estão acontecendo em várias regiões do estado têm o objetivo de sensibilizar os gestores municipais quanto aos aspectos que envolvem a captação de recursos federais e estaduais, além de debater a concepção de gestão pública eficiente.
A próxima cidade que vai receber, no próximo dia 08, o Seminário “Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios” é Governador Valadares (MG).