O deputado federal Rodrigo de Castro, participou ontem (6), da inauguração da exposição Minimundos do ArtEducação Digital – edição BH. Segundo Rodrigo de Castro, incentivar o Projeto Minimundos é contribuir com o despertar da criatividade dos alunos de Minas Gerais. “Levar educação e arte por meio do mundo digital é inovar a forma de ensinar,” disse. A primeira parada da Instalação Itinerante ficará exposta até 16 de junho, no Hall do Edifício da Setop, prédio verde na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Depois de passar por Ponte Nova, Juiz de Fora, Cataguses e Leopoldina o projeto ArtEducação Digital veio para Belo Horizonte. Incentivador do projeto, Rodrigo de Castro, percebeu anecessidade das escolas da capital também serem incluídas no projeto. “Apesar das escolas de Belo Horizonte possuírem laboratórios de informática, elas não conseguiam colocar as atividades em prática. Muitas vezes, por falta de tempo dos acompanhantes e dos professores, além da falta de conhecimento adequado. Por isso, trazer para o projeto foi muito importante para nossos alunos,” afirmou o deputado.

Para a diretora da Escola Estadual Doutor Paulo Diniz Chagas, Cassia de Carvalho, inserir na rotina escolar equipamentos digitais como computadores, celulares e máquinas fotográficas transformou a vida de muitos estudantes. “Eles começaram a observar mais o que poderia ser mostrado e começaram a conhecer os espaços dentro da escola que poderiam ser explorados,” comentou a diretora.

Ana Clara Ferreira, que está no 9º ano, é um exemplo dessa transformação. Ela conta que descobriu um mundo de possibilidades com a inserção do ArtEducação Digital. “Eu não sabia que era possível montar um vídeo usando fotos. Tudo que estou aprendendo vai ajudar na minha formação,” contou a estudante.

O ArtEducação digital promove a ocupação criativa dos laboratórios de informática em escolas públicas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte: é essa a conquista maior do projeto em sua primeira edição na capital mineira. Ao todo, foram nove escolas e 500 jovens alunos envolvidos em oficinas expressivas diversas, dentro do contexto das novas tecnologias.

Durante o projeto, iniciado em 2012, os jovens alunos participaram de atividades que conciliam arte, educação e tecnologia. Vídeo, fotografia, artes plásticas, sonoplastia, teatro e literatura se encontraram nos laboratórios de informática das escolas participantes. Trata-se de uma forma de humanizar a abordagem das novas tecnologias, compreendendo-as em seus aspectos híbrido e integrador.

 

 Escolas participantes ArtEducação Digital – Edição BH:

Escola Estadual Paulo Diniz – Gameleira

Escola Estadual Maurício Murgel – Nova Suíça

Escola Estadual Aurino Morais – Barreiro de Baixo

Escola Estadual Juca Pinto – Universitários

Escola Estadual Afrânio Melo Franco – Santa Mônica

Escola Estadual Pandiá Calógeras – Gutierrez

Escola Estadual Pedro Franca – Olhos D’Água

Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel – Barreiro de Cima

Escola Estadual Menino Jesus de Praga – Venda Nova