CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sem supervisão
Sessão: 190.3.54.O Hora: 16:52 Fase: GE
Orador: RODRIGO DE CASTRO Data: 02/07/2013

O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) – Eu agradeço ao Deputado Rodrigo de Castro, que aguardou gentilmente para se pronunciar. S.Exa. dispõe de 3 minutos.

O SR. RODRIGO DE CASTRO (PSDB-MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente Amauri.
Queria cumprimentar o nosso orgulho do PSDB no Brasil, o Deputado Raimundo Gomes de Matos, e dizer a V.Exa., Sr. Presidente, primeiro, do nosso orgulho pelas manifestações que varreram o País de norte a sul, de leste a oeste, em que o povo brasileiro mostrou a sua indignação e a sua capacidade de reação, deixando claro para todos nós que ele, o povo, é que realmente manda no País.
Quero falar também da nossa alegria em ver as famílias comparecer às manifestações, quando estas, é claro, transcorreram emclima de calmaria e de paz, como devem ser todas as manifestações.
Sr. Presidente, gostaria também de falar da nossa preocupação em relação a todas as instituições, inclusive o Congresso Nacional, que neste momento são postas em xeque pelos protestos de todo o povo brasileiro.

Nós precisamos dar uma resposta à altura para a nossa população. Não é o que se vê pelos hábitos da Presidente da República, com relação ao Poder Executivo. A Presidente Dilma reagiu mal. Primeiro, convocou uma Constituinte, para depois desconvocá-la, ou seja, agiu de improviso, com falta de seriedade,marca do seu Governo. Não foi a fundo nas questões que interessam à população do Brasil.
Cadê a resposta efetiva do Governo do PT, do Governo da Presidente Dilma, ao caos na saúde que se instala no País? Onde estão realmente os recursos que devem ser destinados aos Estados e aos Municípios? Este Governo, o Governo do PT, foi o que mais tirou recursos da saúde. Isso a Presidente não diz, não assume.
Com relação à infraestrutura, o primeiro estopim para os movimentos foram os preços da passagem, porque a população não aguenta mais o transporte público no País, com ônibus superlotados e a falta de metrô. A solução está nos investimentos em infraestrutura e nas grandes cidades, especialmente no metrô, investimentosem que o Governo do PT, o Governo da Presidente Dilma, foi totalmente ausente nesses últimos 10 anos. O pior, Sr. Presidente, é que não temos nenhuma perspectiva de melhora.
Nós temos visto milhões de estudantes nas ruas deste País. Onde está a qualidade do ensino público? Está ausente, porque o Ministério da Educação, durante a gestão da Presidente Dilma, durante o Governo do PT, não tem primado por uma política de qualidade da educação.

Sr. Presidente, em nenhuma ação do Governo Federal nós temos efetividade. Na economia, os pressupostos tão longamente alcançados e os avanços tão duramente conquistados pela nossa população agora estão ameaçados pelo desgoverno do PT da Presidente Dilma. A inflação está de volta. Nós temos visto o País perder competitividade. Hoje, nós não temos mais credibilidade no cenário internacional. Esse é o legado da Presidente Dilma para todos os brasileiros.
Quero chamar a atenção para o importante papel que o Congresso Nacional terá nos próximos meses. Não podemos deixar que a Presidente transfira a responsabilidade do caos do País para nós, inclusive em relação à reforma política, um item que é muito pedido por todos.
O plebiscito não é a melhor saída. Nós temos que discuti-lo no Congresso, apontar soluções e, aí, sim, submetê-las à população através de um referendo. Não podemos permitir mais uma cortina de fumaça do PT da Presidente Dilma.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

[audio: https://rodrigodecastro.com.br//wp-content/uploads/2013/07/Audio-Plenário-02-07-13.mp3 ]