Obrigado! Sr. Presidente, Sras. e Srs. parlamentares, venho aqui fazer um apelo em nome de todos os produtores de café e de todos os trabalhadores do ramo cafeeiro do Brasil, devido ao lamentável estado de abandono em que se encontra a cafeicultura em nosso País.

Na verdade, o Governo Federal não tem olhado por esse importante setor que é o que mais emprega no agronegócio em nosso país. Hoje, infelizmente, os agricultores sofrem com a baixa de preço na saca do café, com a falta de crédito do Governo Federal e, principalmente, com a falta de um plano estruturador para o setor em nosso país.

Não é possível, Sras. e Srs. Parlamentares e Brasileiros que nos ouvem, que o Brasil seja importador de café. E mais, o que nós assistimos no plano mundial, por exemplo, é que a Alemanha é o maior exportador de café, sendo que é lógico que aquele país não planta um pé sequer. O que acontece? É que o Brasil é apenas um produtor e um exportador de commodities. O Brasil exporta o produto não beneficiado e, portanto, muitas vezes o café que tomamos em restaurantes, enfim, o café que compramos em supermercado, na verdade, é exportado e, depois, novamente importado pelo nosso país, o que naturalmente demonstra uma falta de estruturação da cadeia produtiva.

Então, é fundamental um olhar mais atento das autoridades no setor. Nós tivemos uma grande baixa, anos atrás, com a extinção do Instituto Brasileiro do Café, e o fato é que desde então nós não temos o café como prioridade nas ações do Ministério da Agricultura ou do Governo Federal.

Sou de Minas Gerais, o estado maior produtor de café do país e o maior produtor de café do mundo. Portanto, sei do que falo; sei do sofrimento de todos os produtores que, claro, ganhando mal, acabam repassando esses baixos ganhos aos trabalhadores rurais. Então, infelizmente, Sr. presidente, falta realmente muito mais atenção para este ramo. Nós tínhamos que ter, pelo menos, garantido um preço mínimo e o preço mínimo não vem sendo pago pelo Governo Federal. Nós tínhamos que ter mais acesso a crédito e a tecnologia por parte dos produtores e um incentivo muito grande, por parte do governo, no sentido de valorizar o nosso produto, valorizar o café do Brasil perante os mercados consumidores, atrair indústrias que beneficiem o café para que se instalem no Brasil, e o Brasil passe a ser realmente um exportador também do café industrializado.

Muito obrigado, Srs. Parlamentares, muito obrigado, Sr. Presidente.

Ouça: