O deputado federal e secretário-geral do PSDB, Rodrigo de Castro, se reuniu ontem (24), em Brasília, com representantes da Militância Negra do Partido da Social Democracia Brasileira – Tucanafro de Minas e Espirito Santo. Entre os presentes estavam o secretário-geral do PSDB (ES) e coordenador da Secretaria Nacional de Negros e Negras do PSDB – Tucanafro, Ruy Marcos Gonçalves; Juvenal Araújo, coordenador-geral do Tucanafro; Clever Machado, coordenador estadual de Políticas Pró-Igualdade Racial; e o Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Antônio.

Para Rodrigo de Castro o movimento Tucanafro resgata todas as ações participativas para igualdade social, realizadas durante os governos do PSDB, especialmente, de Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso, além de mostrar a preocupação do partido com as questões sociais. “O Brasil só vai ser um país desenvolvido quando alcançar igualdade racial em sua plenitude, e quando os negros tiverem as mesmas oportunidades que os brancos”, afirmou o deputado federal Rodrigo de Castro.

O Tucanafro traz uma concepção inovadora de fazer política. O movimento se propõe a ser uma referência ao renovar o entendimento da diversidade multirracial, socioeconômica e cultural.  Para consolidação das ações do Tucanafro, está no projeto a participação e integração, alcançando todos os setores da sociedade, promovendo a cultura, educação, entretenimento e política.

Rodrigo de Castro e Ruy Marcos Gonçalves

Ações

Durante a Convenção Nacional do PSDB, que será realizada em Brasília, no dia 19 de maio. O Tucanafro deve anunciar o novo secretariado. O núcleo da militância negra tucana atua em 14 estados. O primeiro foi criado em São Paulo, há dez anos. Ele vem juntar-se ao PSDB Jovem, ao PSDB Mulher e ao PSDB Sindical, criado há pouco mais de um ano.

O coordenar do Tucanafro em Minas, Juvenal Araújo, explica que “com a criação do secretariado, a militância negra terá no PSDB um parceiro na construção e implementação de políticas afirmativas específicas para o segmento da população negra. Nossa participação contribuirá de forma decisiva para ampliar e enriquecer a atuação do partido no enfrentamento ao racismo por meio de ações afirmativas, reconhecimento e valorização da população negra”.

Para Juvenal Araújo, a meta do secretariado é eleger militantes negros para participar ativamente do processo político. “Mais da metade da população brasileira é composta de negros, mas sua representação política é mínima. O Tucanafro terá papel fundamental no rompimento do atual sistema político brasileiro, historicamente elitista e excludente”, afirma.

Com informações: PSDB