Dia 09 de maio: compromisso com a justiça eleitoral

Atenção!

Se você ainda não tem título de eleitor ou quer transferir seu título para a cidade onde você vive ou, ainda, alterar dados de seu cadastro eleitoral ou requerer segunda via do título, fique atento: o prazo para isso vence na próxima quarta-feira, dia 09 de maio.

Para tirar o título

Para requerer o título de eleitor, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: a) identidade com foto; b) comprovante de endereço (conta recente de luz, água ou telefone); c) comprovante de quitação com o serviço militar (para pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos).

Para transferir o título

O eleitor que mudou de município há mais de três meses pode também mudar o seu título para a nova cidade onde moram. Para essa mudança, chamada de transferência de domicílio eleitoral, deve apresentar os seguintes documentos: a) identidade com foto; b) comprovante de residência (com mais de três meses no novo endereço); c) título de eleitor (se ainda possuir).

Observação: somente poderá haver transferência de domicílio eleitoral depois de um ano no domicílio anterior.

Para alterar dados de cadastro

O eleitor pode pedir a alteração de dados pessoais constantes do título ou alteração do local de votação, dentro do mesmo município. Para essa alteração, chamada de revisão, o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: a) identidade com foto;; b) comprovante de residência; c) título de eleitor (se ainda possuir); d) certidão de casamento (se for o caso de mudança de nome em virtude de casamento).

Para tirar segunda via do título

O eleitor pode também requerer segunda via do título, devendo, para isso, procurar o Cartório da Zona Eleitoral, onde está inscrito, e apresentar documento de identidade com foto.

Observação: a segunda via somente será expedida se o eleitor estiver quite com a Justiça Eleitoral.