Para Rodrigo de Castro atuação do PT no combate à violência è vergonhosa
Fonte: PSDB
Brasília– O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG) afirmou que o desempenho do governo federal na promoção da segurança é marcado pelo descaso. “Nem na inteligência, nem na repressão e nem no apoio aos estados o governo do PT faz a sua parte”, disse o parlamentar.
Castro lembrou uma promessa de Dilma Rousseff, feita durante a campanha eleitoral, e desmentida semanas atrás pelo Ministério da Justiça. A então candidata à Presidência prometeu construir cerca de 3 mil bases comunitárias – aos moldes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro – em todo o país. No dia 14, reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo confirmou que o projeto foi engavetado pelo Ministério da Justiça, que considerou a proposta economicamente inviável.
“A presidente mostrou um despreparo muito grande. Prometeu o que não tinha capacidade de fazer. É mais uma prova de que o PT vira as costas para a sociedade em relação à segurança pública”, disse o parlamentar.
Governos estaduais
Como exemplo oposto do que se vê na esfera federal, Rodrigo de Castro citou ações de dois governos estaduais administrados pelo PSDB, os de São Paulo e Minas Gerais.
“A redução do número de homicídios em São Paulo é um exemplo”, disse o parlamentar. A cada ano, segundo números divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os crimes com mortes têm sua incidência diminuída no estado administrado por Geraldo Alckmin.
E em Minas Gerais, Castro destacou os investimentos feitos pelo então governador Aécio Neves, quer expandiu as vagas prisionais no estado. “É a prova de que, com competência e planejamento, podemos combater a violência”, disse.