Fonte: Agência PSDB, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebe nesta terça-feira (10) o Prêmio Jonh W. Kluge, no valor de US$ 1 milhão, concedido pela Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, por suas contribuições ao estudo de humanidades e pela liderança na transformação do Brasil.

A cerimônia ocorrerá em Washington e será acompanhada pelo presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), pelo secretário-geral da legenda, deputado Rodrigo de Castro (MG), pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo ex-senador Tasso Jereissati, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV).

De acordo com texto divulgado pela Biblioteca do Congresso, a profundidade intelectual do ex-presidente, a quem chama de um dos “maiores líderes do Brasil”, fica clara no fato de seus sucessores na presidência terem mantido várias de suas políticas.

Já o diretor da Biblioteca, James Billington, ressaltou, ao anunciar a premiação de Fernando Henrique, que o tucano “é o tipo de intelectual que combina uma pesquisa profunda com a evidência empírica”.

Autor de mais de 23 livros e de cerca de cem artigos, Fernando Henrique é o oitavo vencedor do Kluge, desde que este prêmio que leva o nome do magnata dos meios de comunicação foi concedido pela primeira vez em 2003 ao filósofo polonês Leszek Kolakowski.