Rodrigo de Castro comemora dois anos de atividade do Point Barreiro
Atividades de lazer, esporte e cultura para toda a família transformam a rotina da comunidade
Em junho de 2012, a população de Belo Horizonte recebeu, de braços abertos, o Polo de Integração do Barreiro (Point Barreiro), que oferece atividades de lazer, esporte e cultura em seus 45 mil metros quadrados. O Point Barreiro é fruto do projeto “BH Viva”, idealizado pelo deputado federal Rodrigo de Castro, que consiste na ideia de transformar áreas públicas e equipamentos urbanos, abandonados ou semidesativados, em espaços úteis à população.
Para Rodrigo de Castro, a política tem sentido somente quando produz resultados que mudem e melhorem a vida das pessoas. “O Point Barreiro cumpre a sua missão de proporcionar momentos de aprendizagem, alegria e cidadania para os moradores do Barreiro, especialmente para crianças e jovens.” Por meio do programa da educação, segundo o deputado, várias escolas são contempladas, possibilitando a intensa movimentação de alunos de segunda a segunda.
Após dois anos de atividade do Point Barreiro, a avaliação dos serviços prestados à comunidade é bastante positiva, de acordo com o secretário de Administração Regional Municipal do Barreiro, Wanderley Porto. “O espaço em que funcionava a antiga Febem estava completamente abandonado e ter, hoje, essa gama de serviços que visa integrar toda a população em um projeto dessa magnitude é fantástico.”
Visando a total utilização do espaço, os serviços do Point Barreiro são divididos em temáticas que possibilitam a interação de toda a comunidade. Na educação, o programa Escola Integrada atende mais de 1,4 mil crianças e adolescentes por dia em oficinas de dança, artes marciais, esportes, teatro, música, slackline, recreação e informática. Além disso, o Projeto de Intervenção Pedagógica auxilia crianças com dificuldades de aprendizagem. “Todos os alunos são matriculados em Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte e são transportados por ônibus até o local”, conta Porto.
Oficinas de dança, esportes e informática fazem parte da programação para a comunidade nos fins de semana, com o programa Escola Aberta, que atende cerca de 600 pessoas a cada final de semana. No período de férias escolares, durante 15 dias, o Point Barreiro abre as portas para receber crianças e adolescentes com oficina de artes, recreação, cultura e lazer. Cada edição contou com a participação de cerca de 500 pessoas, segundo o secretário. O Point Barreiro também é utilizado para receber eventos, como I Torneio de Basquete de Rua na modalidade 3×3, que contou com a adesão de 200 atletas.
Os dois filhos de Danúbia Ferreira, de 11 e 6 anos, participam do programa Escola Integrada desde a inauguração do Point Barreiro. “É uma tranquilidade para nós, pais, ter um local seguro em que os nossos filhos possam praticar um esporte, aprender informática e fazer atividades que jamais teriam em casa.” Danúbia relata que a vida dos moradores da vizinhança mudou para melhor com o Point. “As crianças ficavam em casa ou na rua no período em que não estavam na escola e, agora, estão aprendendo e se divertindo em toda a estrutura disponível.”
Em ação
Ainda para este ano, Wanderley Porto conta que está prevista a inauguração do Centro-Dia, programa que faz parte do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias. “O atendimento a pessoas com deficiência visa a inclusão social plena, com reabilitação, inclusão produtiva, alimentação, banho”, destaca.
Outra novidade é a Estação Juventude, que contará com oficinas de artes marciais e ações voltadas para facilitar o acesso a bens e serviços voltados exclusivamente para a faixa etária de 15 a 29 anos. O Programa Academia da Cidade também possibilitará o atendimento a 300 pessoas da comunidade, procurando, por meio da prática de exercícios físicos, melhorar a saúde e prevenir contra doenças.
Fotos: Assessoria Deputado Rodrigo de Castro