Lideranças mineiras se mobilizaram nesta semana em Brasília para garantir a derrubada do veto presidencial contra a inclusão de municípios mineiros na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O deputado federal Rodrigo de Castro, que sempre trabalhou pela aprovação do projeto, reuniu-se na quarta-feira (23/06), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, Davi Alcolumbre, acompanhado de outros deputados da bancada mineira para traçar uma estratégia para derrubar o veto.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e previa a inclusão de 81 municípios dos estados de Minas Gerais, das regiões do Leste do Estado e Rio Doce, e três do Espírito Santo na área de abrangência da Sudene, o que possibilitaria o acesso a recursos de fundos de desenvolvimento, linhas de crédito especiais e incentivos fiscais.

Infelizmente, mais uma vez, a equipe econômica do governo demonstra insensibilidade com um tema tão importante. Essa é uma luta antiga e não vou deixar de batalhar pelas nossas cidades, destacou o deputado Rodrigo de Castro.

Importante conquista para Sem Peixe

Ainda em Brasília, o deputado recebeu nesta-semana o prefeito de Sem Peixe, Éder Eloi, que esteve em busca de recursos para o bem estar da população da cidade. Juntos anunciaram a liberação de R$ 400 mil para a construção de duas pontes que farão a ligação da cidade com a BR-262.

“A gente sabe das dificuldades que temos com as pontes que ligam o nosso município à BR, e estamos aqui hoje para dar uma ótima notícia para vocês, que é a liberação de R$400 mil reais para a construção de duas pontes, atendendo um pedido do prefeito, da sua equipe da prefeitura e dos nossos vereadores”.

O deputado relembrou o seu histórico de atuação no município e renovou sua expectativa de continuar contribuindo com os avanços e ainda mais benefícios para a população em conjunto com a administração atual.

Na ocasião, o prefeito de Sem Peixe agradeceu, em nome de toda a população, a importante contribuição do deputado federal Rodrigo de Castro, que sempre atende as demandas da cidade tanto nas questões da área da saúde como em obras de infraestrutura, como é o caso das pontes que serão construídas com o recurso liberado.

Visita à Moeda e Belo Vale

Seguindo com seu trabalho pelos municípios mineiros, Rodrigo de Castro esteve ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em Moeda e Belo Vale, onde discutiram juntamente aos prefeitos Decio Lapa e Nequinha Soares sobre as demandas dos gestores e da população, reafirmando o compromisso de seguirem trabalhando juntos para garantir, cada vez mais, novas conquistas para os municípios.

Na cidade de Belo Vale, o deputado juntamente com o governador e as autoridades locais visitaram o reconhecido Museu do Escravo, um dos pontos mais altos da cultura da cidade.

Em Moeda, participou da inauguração do Posto de Saúde da Família do bairro Pedra Vermelha, e durante a cerimônia dessa importante entrega para a população, reforçou o seu apoio para escutar as necessidades da população.

“Estamos caminhando com vocês, para trazer uma saúde melhor, mais turismo, mais apoio aos agricultores e ao comércio local, mais segurança pública, enfim, tudo aquilo que Moeda espera e merece de todos nós”, pontuou.

Na oportunidade, o governador Romeu Zema exaltou a importante parceria com os deputados a favor dos municípios mineiros.

Eu estou sempre presente e vejo que os deputados tem sido grandes parceiros dos municípios e do próprio estado. Muitas vezes o estado não tem recursos suficientes para poder levantar sozinho determinada melhoria e os deputados acabam tendo essa sensibilidade e contribuindo”, comentou o governador.

Rodrigo de Castro também esteve na cidade de Tabuleiro, na Zona da Mata, com o prefeito Ailton, o vice-prefeito Marcos, os vereadores e a equipe da prefeitura.

“Estou muito feliz com essa parceria e certo de que ela será muito produtiva para a cidade”, comentou Rodrigo de Castro.

Continuidade dos repasses para entidades ligadas ao SUS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a prorrogação da suspensão do cumprimento de metas de qualidade e quantidade no oferecimento de serviços de saúde por conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Projeto de Lei 4384/20, proposto orginalmente pela senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP), prevê até dezembro deste ano a continuidade de repasses de recursos a entidades filantrópicas conveniadas ao SUS, como as Santas Casas, mesmo que elas não cumpram o número de procedimentos definidos em contrato em razão da pandemia.

No plenário da Câmara, o deputado federal Rodrigo de Castro ressaltou a posição do PSDB sobre o projeto.

Primeiro chamar a atenção para a sensibilidade da Senadora Mara Gabrilli, que propôs esse projeto do compromisso que ela tem com as causas sociais, com os menos favorecidos e com o fortalecimento daquelas instituições que neste momento são tão imprescindíveis ao país, me refiro de maneira muito especial às Santas Casas”.

Por causa da pandemia, muitas cirurgias eletivas, por exemplo, foram suspensas, o que pode provocar sanções a essas entidades que são imprescindíveis ao SUS.

“Nós estamos votando, nos solidarizando com entidades que estão passando por enormes dificuldades financeiras e ao mesmo tempo tem tido uma atuação fundamental, especialmente nessa época de pandemia”, defendeu.

Como o texto foi alterado, a matéria ainda volta ao Senado.

Privatização da Eletrobras

Outra importante deliberação do Plenário da Câmara nesta semana foi a votação das emendas do Senado à Medida Provisória (MP) 1031.21, que autoriza a desestatização da Eletrobras, empresa estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável por grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.

Após intensos debates no plenário, a Câmara aprovou 17 das 28 emendas do Senado. O texto segue agora para sansão presidencial.

Créditos da Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu (Map locator of Minas Gerais’ Vale do Rio Doce mesoregion)