O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB/MG) esteve na cidade de Ponte de Nova na noite desta quinta-feira (05/11) para a liberação de emenda parlamentar para o Hospital Nossa Senhora das Dores. Os recursos serão usados na compra de diversos equipamentos que irão melhorar o atendimento à população em vários setores do hospital. Entre as compras previstas estão máquinas para o bloco cirúrgico, para a UTI neonatal, além de novas camas hospitalares.

Estou mais uma vez provando meu compromisso com a saúde de Ponte Nova, liberando uma emenda parlamentar de minha autoria para o Hospital Nossa Senhora das Dores. O recurso vai ajudar nas obras e na compra dos equipamentos para a ampliação do CTI, vai proporcionar melhorias no ambulatório e até mesmo no refeitório do hospital. São recursos que serão, tenho certeza, muito bem aplicados e que vão mais uma vez contribuir para a saúde de Ponte Nova e região. Para mim, é uma satisfação muito grande ajudar, especialmente neste momento tão difícil para nosso país”, afirmou.

Rodrigo de Castro lamentou o descaso do governo federal com a saúde e as dificuldades enfrentadas por todas as instituições que atendem pelo SUS.

Infelizmente a saúde está sucateada. O governo federal não tem repassado os recursos necessários ao SUS e, com isso, toda população sofre. O Hospital Nossa Senhora das Dores passa também por isso, com atraso nos repasses, convênios não respeitados e uma falta de apoio muito grande”, destacou.

Apesar das dificuldades, o deputado falou da alegria de poder contribuir com a melhoria no atendimento de saúde para a população de Ponte Nova.

É uma satisfação muito grande estar nessa cidade, pela qual tenho muito carinho e amor. Tenho a minha trajetória política na região, assim como meu pai, pautada principalmente pela saúde. Ponte Nova tem duas instituições de saúde da maior importância e o Hospital Nossa Senhora das Dores é o mais da região. Para mim, é muito importante ajudar”, disse.

A Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores presta serviços hospitalares há 142 anos. É hoje referência na Macro Região Leste do Sul, especialmente e no tratamento oncológico, nefrológico e materno infantil pelo Sistema único de Saúde. Composta de 53 municípios, a Macro Região tem uma população de cerca de 678.000 habitantes.

O hospital possui hoje 122 leitos, entre eles seis de UTI adulto, 10 de UTI Neonatal, e conta ainda com serviços de hemodiálise, quimioterapia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, Raio X, ultrassonografia e mamografia.