RODRIGO DE CASTRO CONDUZ CONVENÇÃO DO UNIÃO BRASIL E CELEBRA CHAPAS COMPETITIVAS PARA 2026
Em evento na Assembleia Legislativa, presidente estadual do partido destacou apoio às candidaturas de deputado federal e estadual e classificou a federação como “fora da polarização” para Minas Gerais
O deputado federal Rodrigo de Castro conduziu, na noite desta segunda-feira (3), a convenção estadual do União Brasil de Minas Gerais, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O evento oficializou as chapas de candidatos a deputado federal e deputado estadual da legenda para 2026 e reuniu lideranças da Federação União Progressista — formada pelo União Brasil e pelo PP — de diversas regiões do estado.
Como presidente estadual do União Brasil, Rodrigo de Castro destacou o trabalho de articulação para formar candidaturas competitivas e agradeceu o apoio de lideranças do partido nessa construção.
“Hoje nós vivemos um momento muito especial para nós em relação às listas de deputados. Tivemos o cuidado de elaborar chapas, tanto para estadual como para federal, em que qualquer um pode sonhar em conquistar uma cadeira, seja na Assembleia Legislativa, seja na Câmara dos Deputados. A participação de todos é fundamental para essa construção”, afirmou o deputado.
Rodrigo de Castro ressaltou ainda o alcance da federação em Minas Gerais, citando prefeitos de cidades como Uberlândia, Ribeirão das Neves e Montes Claros, além de centenas de outros municípios do interior do estado.
“A lista que está fora da polarização e com mais força política é a nossa. Nós chegamos hoje com uma federação que fala forte em toda Minas Gerais”, disse.
Homenagem
Em seu discurso, Rodrigo de Castro fez questão de agradecer, de forma especial, o apoio do pai, Danilo de Castro, figura histórica da política mineira, na construção do grupo de candidatos para 2026.
“Quero aqui também agradecer o apoio de maneira muito especial do Bilac Pinto e do Danilo de Castro, para fazermos chapas competitivas para deputados estaduais e para deputados federais”, disse o deputado federal.
A homenagem a Danilo de Castro também foi reforçada pelo senador Marcelo Aro (União Brasil), que destacou a relevância histórica do ex-secretário de governo para a política mineira.
“Nós temos dentro dos nossos quadros nomes como o nosso eterno secretário de governo Danilo de Castro, talvez o maior político que já existiu em Minas Gerais em articulação política e em construção política”, afirmou Marcelo Aro.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, presidente da Federação União Progressista em Minas Gerais, também discursou no evento e destacou o processo de construção das candidaturas ao longo dos últimos meses com o apoio de Danilo de Castro.
“Nós estamos construindo desde o início. A nossa federação, primeiro, tinha que construir uma lista que oferecesse condições de reeleger os deputados e deputadas que lá estão e de trazer novos deputados e deputadas, para que eles pudessem aumentar a nossa bancada, tanto na Assembleia quanto na Câmara dos Deputados. Esse era o nosso objetivo. A nossa construção é feita a várias mãos”, afirmou Damião.